Discussão sobre a importância da biblioteca como ponto de encontro e promoção de cultura. Apresentação de ações de mediação de leitura desenvolvidas pelas bibliotecas públicas da cidade de São Paulo e programas de formação.
Alice Bandini, arte-educadora e contadora de histórias. Atuou 18 anos na Biblioteca Narbal Fontes desenvolvendo atividades de promoção e mediação de leitura. Desde 2002 integra a equipe de programação cultural da CSMB e da Biblioteca Temática em Contos de Fadas.
Marlon Rossiti Florian, Formado Comunicação Social e pós-graduado em Gestão Cultural. Desde 2007 atua como coordenador geral de programação do Sistema Municipal de Bibliotecas e coordenador de programação das Bibliotecas Temáticas em Cinema e Literatura Fantástica.
Sobre os Encontros do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo
O Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo nasceu da necessidade de apresentar e discutir os projetos realizados e promover a troca de experiências entre profissionais da área.
No 1º Seminário, Desafios e Propostas de Atuação, realizado em novembro de 2008, os principais temas debatidos foram a modernização de bibliotecas, integração e adequação aos novos tempos e a leitura nas bibliotecas públicas. Foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2008 no Cine Olido - Galeria Olido
O 2º Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo: Ações de leitura, bibliotecas e comunidades, é orientado pela perspectiva de promover reflexões sobre o papel da leitura na primeira infância, sobre a questão da juventude e estabelecer um diálogo entre práticas de promoção de leitura realizadas pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, pelo terceiro setor e por iniciativas comunitárias, com o objetivo de articular parcerias em que as bibliotecas públicas e comunitárias possam aprimorar o seu trabalho de formar cidadãos. Foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2010 no Centro Cultural São Paulo – Auditório Jardel Filho
Outros encontros surgiram ao longo do tempo e serão disponibilizados aqui para arquivo, como o Seminário Biblioteca, Cidade e Território de 16, 17 e 18 de agosto de 2016 entre outros.
No 1º Seminário, Desafios e Propostas de Atuação, realizado em novembro de 2008, os principais temas debatidos foram a modernização de bibliotecas, integração e adequação aos novos tempos e a leitura nas bibliotecas públicas. Foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2008 no Cine Olido - Galeria Olido
O 2º Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo: Ações de leitura, bibliotecas e comunidades, é orientado pela perspectiva de promover reflexões sobre o papel da leitura na primeira infância, sobre a questão da juventude e estabelecer um diálogo entre práticas de promoção de leitura realizadas pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, pelo terceiro setor e por iniciativas comunitárias, com o objetivo de articular parcerias em que as bibliotecas públicas e comunitárias possam aprimorar o seu trabalho de formar cidadãos. Foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2010 no Centro Cultural São Paulo – Auditório Jardel Filho
Outros encontros surgiram ao longo do tempo e serão disponibilizados aqui para arquivo, como o Seminário Biblioteca, Cidade e Território de 16, 17 e 18 de agosto de 2016 entre outros.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Projeto Lobato Viva: Uma Aventura de Ler
Relato do projeto desenvolvido pela Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, de São Paulo, que atende crianças, pais e professores da EMEI Gabriel Prestes. Por meio de contações de histórias e do resgate de brincadeiras folclóricas, a ação trabalha a integração cultural, a construção da identidade e a integração familiar.
Maria Cecília Graner, bibliotecária e contadora de histórias, coordena a Seção de Referência e Informação da Biblioteca Monteiro Lobato. Responsável por projetos de formação de leitores da unidade. Ganhou o V Prêmio Laura Russo do CRB 8ª Região com o projeto “Ensina-me a ler”.
Maria Cecília Graner, bibliotecária e contadora de histórias, coordena a Seção de Referência e Informação da Biblioteca Monteiro Lobato. Responsável por projetos de formação de leitores da unidade. Ganhou o V Prêmio Laura Russo do CRB 8ª Região com o projeto “Ensina-me a ler”.
Ler para Aprender: Pontos Chaves e Recursos
Aborda o programa “LEER.es”, realizado com jovens e crianças na Espanha com o objetivo de transmitir o entusiasmo pela leitura e melhorar a competência leitora. O projeto trabalha com a leitura voltada para o aprendizado de matemática, ciências, publicidade e em suportes distintos, incluindo a web 2.0.
Pilar Pérez Esteve (Madri), professora de pedagogia e psicologia, atua no Ministério da Educação da Espanha e coordena o programa do Centro Virtual LEER.es.
Pilar Pérez Esteve (Madri), professora de pedagogia e psicologia, atua no Ministério da Educação da Espanha e coordena o programa do Centro Virtual LEER.es.
Por Outros Olhos: Experiências Francesas de Mediação de Leitura na Primeira Infância Vistas por uma Funcionária da CSMB
A profissional acompanhou em 2008 diversas atividades de mediação de leitura na Primeira Infância realizadas pela ONG ACCES e por bibliotecas públicas de Paris e região e apresenta um relato das experiências observadas.
Valdirene Gomes, socióloga com pós-graduação em Arte Integrativa. Participou do programa Courants du Monde, promovido pelo governo da França. Coordena a programação das Bibliotecas Temáticas em Meio Ambiente e Cultura Popular.
Valdirene Gomes, socióloga com pós-graduação em Arte Integrativa. Participou do programa Courants du Monde, promovido pelo governo da França. Coordena a programação das Bibliotecas Temáticas em Meio Ambiente e Cultura Popular.
Relato de Caso II: Leitura Prazerosa - EMEI Sergio Cardoso
Apresentação de um case com crianças de 3 a 5 anos.
Ana Cecília Ramos de Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação infantil – EMEI Sergio Cardoso.
Ana Cecília Ramos de Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação infantil – EMEI Sergio Cardoso.
Relato de Caso I: Mediação de Leitura no Berçário
Apresentação de um case de mediação de leitura realizado no berçário do Centro Infantil Alice Teresa Gasperazzo.
Estela B. Simão, coordenadora pedagógica do Centro Infantil Criança Feliz e Centro Infantil Santa Rita de Cássia ambos da Prefeitura de Itu.
Estela B. Simão, coordenadora pedagógica do Centro Infantil Criança Feliz e Centro Infantil Santa Rita de Cássia ambos da Prefeitura de Itu.
Leitura e Desenvolvimento da Linguagem na Primeira Infância
Reflexão sobre os benefícios psíquicos, linguísticos e culturais para as crianças ao serem expostas às narrativas dos contos, das histórias e do patrimônio cultural da literatura infantil de cada comunidade linguística.
Evélio Cabrejo-Parra (Paris), pesquisador, psicanalista e linguista colombiano radicado na França, onde é responsável pelos cursos de Ciências da Linguagem da Universidade Jussieu-Paris VII. É também vice-presidente da ONG ACCES – Ação Cultural Contra a Exclusão e a Segregação.
Folder La petite histoire des bebes et des livres
Evélio Cabrejo-Parra (Paris), pesquisador, psicanalista e linguista colombiano radicado na França, onde é responsável pelos cursos de Ciências da Linguagem da Universidade Jussieu-Paris VII. É também vice-presidente da ONG ACCES – Ação Cultural Contra a Exclusão e a Segregação.
Folder La petite histoire des bebes et des livres
Abertura do 2º ESMB
Maria Zenita Monteiro, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas
Fala de Maria Zenita Monteiro
Paulo Rodrigues, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura
Fala de Paulo Rodrigues
Ana Tomé, Diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo / AECID
Fala de Ana Tomé
Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural São Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)